Select Menu
» » » » » NVIDIA GK110 tem 2880 CUDA Cores! GeForce GTX 780 a caminho...?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Esta semana está sendo particularmente movimentada para a NVIDIA, bem como para os “entusiastas de plantão”, em virtude da série de novidades anunciadas pela companhia durante a GPU Technology Conference em San Jose na Califórnia. Foi assim com o anúncio da plataforma de games na nuvem GeForce GRID, bem como o lançamento da nova geração de GPUs científicas Tesla.

Aliás, embora a companhia não tenha revelado muitos detalhes sobre a versão mais poderosa da nova linha Tesla – codinome K20, eis que surgiu a pouco na web, algumas informações bem interessantes sobre o seu chip.

De acordo com o Guru3D, a GPU utilizada na K20 é a GK110, chip até então considerado por muitos céticos como algo imaginário, apesar de seu nome ter aparecido em um rumor no começo do ano, época em que se falava na GeForce GTX 690.

(Die GK110)

A diferença para a GK110 especulada no início do ano, para a GK110 da K20, está na quantidade de 

CUDA Cores (ou Shaders/ALU Processors). Se antes falava-se em 2.304 CUDA Cores, agora a GPU vai bem mais além, com 2.880 CUDA Cores!

Trata-se de um incremento de 87,5% na quantidade de Shader Processors sobre o GK104 presente na GeForce GTX 680.

Aliás, os números em torno da GK110 são impressionantes, conforme pode ser constatado abaixo:
- 7,1 Bilhões de transistores;
- 2.880 Shader processors;
- 15 SMX (shader engines com 192 Shader-ALUs);
- 384 Bits de barramento de memória do tipo GDDR5.

Com a “revelação” da GK110, é natural que se iniciem as primeiras especulações mais contundentes em torno de sua chegada para o mercado doméstico, ou seja, da primeira GeForce a ser equipada com o novo chip gráfico.

A julgar pelo próprio nome da GPU, é quase certo que a GK110 só apareça na geração seguintes de GeForces, ou seja, na GTX 780. Resta saber se a NVIDIA utilizará todo o “poder de fogo” do chip, ou seja, se ativará os 2.880 CUDA Cores, ou “apenas” 2.304 CUDA Cores conforme sugerido no rumor do início do ano.
O certo é que toda esta quantidade extra de Shader Processors, junto com um barramento de memória bem mais robusto (e provavelmente clocks mais elevados), não será dúvida para ninguém o expressivo aumento de desempenho sobre a GK104.
 
 
Via: Adrenaline

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.