Select Menu
» » » » » » Supercomputador brasileiro está entre os 500 mais rápidos do mundo
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

A nova lista dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo traz como novidade a inclusão do modelo Grifo04, que se torna o mais bem colocado supercomputador do Brasil e da América Latina no ranking Top500 (68ª posição na lista mundial e 1º na América Latina). Instalado na Petrobras, o equipamento será utilizado para a realização de estudos de processamento sísmico, considerados fundamentais para o sucesso da exploração de petróleo na camada do pré-sal.

Fabricado pela Itautec, a máquina é equipada com 1088 unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA Tesla M2050 que confere a ela um desempenho de 251.5 Teraflops, com 14.408 cores de CPU, enquanto o Tupã, computador brasileiro que está na 79ª posição da lista, faz 214.2 teraflops com 31.104 cores de CPU. “Isso equivale a uma capacidade de processar nada menos que 251,5 trilhões de operações aritméticas por segundo, comprovando o diferencial do uso de GPUs no desempenho dos supercomputadores”, destaca Arnaldo Tavares, gerente de vendas para linha Tesla da NVIDIA no Brasil e Cone Sul.

NVIDIA Tesla
O Grifo04 possui 544 servidores, sendo que cada um contempla 2 GPUs NVIDIA Tesla M2050. O supercomputador brasileiro consome 365.5 KW de energia, enquanto o Galileu (UFRJ/COPE), listado na posição 465º, consome 430 KW. “Não basta apenas ser o mais rápido, o uso eficiente de energia também é fundamental para que as empresas e centros de pesquisa possam usufruir ao máximo os benefícios do equipamento”, completa o executivo.

A NVIDIA Tesla M2050 também é a GPU usada no Tianhe-1A, supercomputador chinês que assumiu o topo da lista em 2010. Agora em 2012, os Estados Unidos voltaram a assumir a liderança, que desde 2010 era ocupada pela China, com o supercomputador Sequoia da IBM. Confira a relação completa dos supercomputadores aqui.


Via: Baboo

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários

  1. Alias quem não gostaria de ter um desses em Casa ?
    imagine pode abrir mais de 100 Paginas no seu navegador,e a velocidade não ser afetada em nada?

    ResponderExcluir

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.