Select Menu
» » » » Vaso sanitário transforma fezes em eletricidade e fertilizante
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Vaso Sanitário Inteligente
Um grupo de cientistas da Nanyang Technological University (NTU), em Singapura, desenvolveram um vaso sanitário capaz de transformar fezes em eletricidade e em fertlizante. O objetivo é propor novas maneiras sustentáveis de economizar energia e água, já que o vaso reduz em até 90% o uso de líquido em relação aos sanitários comuns.

O mecanismo, batizado de No-Mix Vacuum, possui duas câmeras que funcionam como uma espécie de descarga a vácuo de sucção, semelhante a dos banheiros de ônibus e aviões. Os resíduos sólidos são separados dos líquidos, momento em que o mecanismo identifica qual a quanitdade necessária de água para fazer a descarga. No máximo ele utiliza 1 litro.

Para se ter ideia da economia, um vaso convencional utiliza cerca de 4 a 6 litros de água por descarga. Se o novo sistema fosse instalado em um banheiro público, por exemplo, que costuma ser usado pelo menos 100 vezes ao dia, o recurso economizaria 160 mil litros em um ano.

De acordo com o professor Wang King-Yuan, um dos líderes do projeto de pesquisa, a função do vaso sanitário inteligente não é apenas criar um novo produto que economize água, mas também um equipamento capaz de recuperar por completo os recursos disponíveis na urina e fezes humanas.

"Com o nosso sistema higiênico inovador, podemos usar métodos mais simples e mais baratos de colher os produtos químicos úteis, e até mesmo produzir combustível e energia a partir de resíduos", afirmou.

O No-Mix Vacuum levou um ano e meio para ser desenvolvido e será apresentado à indústria no próximo WasteMET Ásia 2012, que acontece nos dias 1 a 4 de julho deste ano. Segundo o ScienceDaily, o sistema de vaso inteligente faz parte de um programa nacional de Singapura e recebeu US$ 10 milhões.
 
 

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.