Select Menu
» » » » » Windows 8 o início de uma mudança cultural
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Windows 8

Durante os últimos meses eu vi postagens no fórum criticando negativamente o projeto do Windows 8, principalmente em relação a interface do usuário com inconsistências na área de trabalho. Também já vi artigos afirmando como o sistema operacional é difícil de usar porque não é imediatamente intuitivo.

Eu acho que existem algumas preocupações válidas nestas críticas sobre o Windows 8, vou ser sincero, no início não parecia muito bom. O Windows 8 é uma reformulação completa do que um tradicional sistema operacional de desktop pode ser, aquilo que estamos habituados a ter em dispositivos móveis (conexões sociais, conectado a nuvem e acesso a conteúdo de mídia) agora estão disponíveis direto no sistema operacional do PC.

Tomemos por exemplo o aplicativo “Pessoas” que é uma agregação de todas as pessoas importantes e outros contatos da sua vida através de Facebook, Twitter e Google. O SkyDrive sincroniza o seu conteúdo importante em dispositivos e te permite acessar o conteúdo de cada dispositivo no qual você tenha instalado no SkyDrive. O Windows 8 não apenas trata seu conteúdo de forma amigável, mas também reúne os mesmos em todos seus dispositivos, todos conteúdos estão acessíveis em qualquer lugar.

Aqueles de nós que são técnicos sempre vão encontrar algo sobre o sistema operacional que não agrada. Mas a verdade é que o consumidor típico não se importa com um monte de coisas que interessa aos técnicos. Eles querem acesso aos seus contatos, conteúdo e serviços, não importa onde eles estão, isso é o que preocupa o consumidor final.

Estamos no início de uma mudança cultural fundamental que afeta o modo como vamos interagir com dispositivos, o Windows 8 não é nada como o Windows 7. O Windows 7 representa os sistemas operacionais tradicionais: mouse e teclado, silos de aplicativos, não conectado a nuvem e sem mobilidade. O Windows 8 é representativo de uma mudança fundamental que está acontecendo em um nível muito mais elevado, um nível cultural, a transição de um dispositivo gerador de conteúdo para um ecossistema de dispositivos criadores e compartilhadores de conteúdo.

Microsoft Surface

Windows 8 é mais representativo de uma nova maneira de pensar sobre hábitos e comportamento de computação. É representante de uma mudança para um ecossistema de criação e compartilhamento, mas mais especificamente, ele representa uma mudança para uma experiência simplificada de compartilhamento de conteúdo. O Windows 8 é flexível o suficiente para aqueles que querem usá-lo em um tablet em um cenário de mobile (sem teclado ou mouse) e também é flexível o suficiente para aqueles que querem usá-lo num cenário verdadeiramente desktop (mouse e teclado).

Os desenvolvedores da Web estão respondendo a esta tendência em computação, Implementando o que é referido como projetos ágeis. Sites ágeis ajustam-se com base no dispositivo que acessa o site. Os desenvolvedores criam um web design que ajusta automaticamente os elementos de interface para o usuário que utiliza um dispositivo móvel ou uma área de trabalho. O resultado para o usuário final é que não importa o dispositivo que ele utiliza para acessar o site, a experiência resultante é apropriada para esse dispositivo.

O problema com muitas opiniões sobre o Windows 8 é que as mesmas se concentram principalmente em cenários de uso que não são muito ideais. Usando um mouse e um teclado em uma interface projetada para toque não vai ser perfeito. Nem sempre é intuitivo, mas não é complicado descobrir e aprender. O uso principal da interface de usuário moderna (antiga Metro) é via toque. O uso principal da área de trabalho é via mouse e teclado. Nenhum cenário vai ser perfeito para as experiências que elas não foram projetados. Então vamos parar de analisar a interface de desktop, como se ele precisasse ser perfeita para o toque, porque é impossível. E vamos parar de analisar a interface de usuário moderna, como se ela precisasse ser perfeita para mouse e teclado, porque também é impossível. Ambas as interfaces podem ser usadas independentemente. E não há absolutamente nada de errado nisso.

O que a Microsoft tem feito é fundir o toque e o mouse em duas interfaces que exigem a transição entre si às vezes. Esta transição nem sempre pode ser ideal. Eu entendo isso, pois até mesmo uma empresa tão grande como a Microsoft não possui recursos suficientes em design para a transição de todos os aspectos do ambiente de trabalho para uma interface tocável e não vai ser uma experiência perfeita para qualquer um de nós.

Start8 Beta no Windows 8 Enterprise

A interface do desktop é tão penetrante que vai demorar anos antes que a Microsoft possa efetuar uma transição completa para o toque. O mesmo também vale para as empresas em que nós trabalhamos. Mas se a transição dessas interfaces para toque não é a melhor ideia e se é aceitável para algumas interfaces permanecerem com foco de teclado e mouse, os desenvolvedores de conteúdo como muitos de vocês vão continuar a usar o mouse e o teclado e se você é um apaixonado incondicional do meu iniciar tradicional do Windows 7, o Stat8 da Stardock não vai te deixar com saudades.

Ter um dispositivo como o Surface PRO onde eu posso conectá-lo a um monitor externo e criar conteúdo no Photoshop ou qualquer outro software de criação de conteúdo, e em seguida tomar o mesmo dispositivo em uma reunião de negócios um compartilhador do conteúdo criado é sem sombra de dúvidas uma experiência atraente. Este é o grande potencial do Windows 8 que excede qualquer coisa existente hoje no mercado.

Meu ponto é este, o Windows 8 é uma mudança cultural. Ele representa um comportamento novo agravado por uma mudança ainda maior em nossa cultura de computação a partir da experiência simplificada de compartilhamento de conteúdo. Embora as duas interfaces tenham seus problemas, eles não são tão drasticamente prejudiciais como muitos críticos preconizam. O Windows 8 vai envolver o consumidor típico do mundo mobile de forma cativante, mas mais importante, de maneiras que nenhum outro ecossistema computacional pode realizar, pois ele também poderá criar conteúdo com seu desktop legado.


Via: Baboo

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.